h Holidays in the Sun: E que os Jogos comecem...

Header

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

E que os Jogos comecem...

   Ontem, como vocês devem saber, começou o BBB. Em primeiro lugar queria expressar que não odeio o programa, e sim as pessoas que perdem seu tempo assistindo. Não vejo a menor graça em ver 16 pessoas dentro de uma casa onde a única coisa que fazem é provocar intrigas. Se eu quiser ver intrigas, basta ir pra escola, oras. Não é tão difícil assim de encontrar. Mas ainda fico chocada com o tanto de gente que gosta. E principalmente com quem gasta dinheiro/créditos votando. Uma vez recebi um e-mail dizendo que, em uma única noite de paredão, a Globo ganha 1,5 milhão de reais. 
    Mas o que me deixou pensando mesmo sobre o assunto foi um tweet que eu vi ontem enquanto estava alimentando meu vício.

   
   Eu sei que a intenção do cara era apenas humorística mas pensem no que está por trás. Para onde nós estamos caminhando? A história de Jogos Vorazes se passa na América do Norte daqui a uns 300 anos. Suzanne Collins escreveu a trilogia retratando de uma forma extremizada o que nós podemos reparar mesmo nos dias atuais, especialmente no que se refere ao público ser vilão e vítima ao mesmo tempo. Como? Claro, não é o público que realiza os Jogos Vorazes, porém ele alimenta e é alimentado por ele. E não é exatamente esta a proposta do Big Brother? Ele só existe porque tem gente que assiste, e da mesma forma faz com que estes telespectadores tenham ódio de pessoas que nunca viram na vida só porque ela é não é sua participante favorita.

"You root for your favorites, you cry when they get killed, it's sick. If nobody watches, they don't have a game. It's as simple as that." - Gale Hawthorne

    A coisa se tornou até um pouco engraçada quando fiquei sabendo que participantes de outras edições retornaram aos JogoOps, BBB. Imagino se o roteirista, diretor ou sei lá quem planejou esta volta já leu Em Chamas ([pequeno spoiler] na Septuagésima Quinta Edição dos Jogos Vorazes, os tributos a serem mandados à arena são escolhidos dentre os tributos vitoriosos das edições anteriores. Resumindo: participantes de outras edições retornam ao reality). 
    Não sei se estou sendo um pouco repetitiva demais mas o que quero dizer é: nós precisamos mesmo disso? Não merecemos uma programação melhor? Queremos mesmo que, ainda que num futuro distante, nossa sociedade seja igual Panem?


"Mas existem jogos bem piores do que este..."

3 comentários:

  1. Juro que se fosse neste estilo eu assistiria. Ali só tem aqueles caras bombadinhos de academia e fêmeas promíscuas prontas para copular. rs

    Escrevi um post relacionando jogos vorazes com BBB há quase um ano atrás. Seria ótimo ver os participantes brigando pela vida. E, no caso do BBB, ainda seria diferente de Jogos Vorazes, já que os participantes não só parecem como são inúteis e não contribuem de forma alguma para a sociedade de modo geral.

    tá, parei de confabular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi seu post, aliás foi através dele que cheguei no seu blog, depois de ter escrito o meu post estava procurando no google "BBB Jogos Vorazes" só por falta do que fazer mesmo e lá estava o Paranoia Aleatória. E, sobre os participantes, talvez os participantes dos Jogos até fossem assim, mas o fato de eles estarem ali contra a própria vontade lhes dá uma certa dignidade, enquanto os do BBB...

      Excluir